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8 MANEIRAS SAUDÁVEIS E EFICIENTES PARA GANHAR MÚSCULOS

8 MANEIRAS SAUDÁVEIS E EFICIENTES PARA GANHAR MÚSCULOS

Você quer ou precisa ganhar músculos, conhece a importância que a massa muscular tem no futebol e no esporte em geral, como resistência, força e prevenção de lesões, mas acha que a forma mais importante para conseguir é através do uso de suplementos caros??? Errou! Algumas etapas são mais importantes que a suplementação e devem ser seguidas com muita disciplina para que seu objetivo seja alcançado.

  • Treino de força: o exercício aeróbico é fundamental para promover a perda de gordura corporal, fortalecer a função cardiovascular, agilidade e habilidades específicas no futebol, entretanto a musculação intensa é essencial para promover lesões nas células musculares capazes de hipertrofiar os músculos.
  • Plano alimentar individualizado com saldo calórico positivo: a dieta deve ser planejada de forma individualizada, ou seja, a dieta do colega não serve pra você! Deve ser baseada na quantidade de treino e ingestão calórica específica, sempre com saldo positivo, ou seja, comer mais do que gasta.
  • Consumir proteínas: ovos, leite, carne, frango, peixe e queijos, devem estar presentes na ingestão diária do atleta.
  • Ingestão de vitaminas e minerais: o consumo adequado de vitaminas e minerais (frutas, vegetais e hortaliças) também é importante para garantir o bom funcionamento do intestino, melhorar a imunidade e a absorção de nutrientes, proporcionando o transporte ideal de proteínas para as células musculares.
  • Exames bioquímicos: os exames laboratoriais são outro fator importante para a identificação de qualquer carência nutricional ou disfunção hormonal que dificultem o processo de ganho de músculos.
  • Sono: o descanso e uma boa noite de sono são essenciais para o ganho de força muscular; é quando as células musculares se recuperam das lesões sofridas durante o treino e realmente “crescem”.
  • Hidratação: água é indispensável para a recuperação muscular.
  • Suplementação, se necessário: importante quando o volume de treino é tão intenso que não é possível chegar à ingestão calórica ideal apenas com o alimento.

O processo não acontece de forma rápida, então, disciplina e paciência são fundamentais.

Confira as dicas da nossa querida Karina Caldas, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (CRN9 20946).

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