COMO MELHORAR A PERFORMANCE DO ATLETA DE BASE

Por: Dr. Fred Araujo

Sou médico fisiologista e também cirurgião dentista e fisioterapeuta.

E hoje vou falar pra vocês que estão correndo atrás do sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional sobre performance esportiva.

A performance no esporte significa alcançar o máximo da potencialidade do atleta e para isso é fundamental o entendimento de alguns pilares fundamentais.

Entre esses pilares destaco a alimentação / suplementação individualizada.

A dosimetria do treino ajustada de acordo com os as características pessoais, objetivos pré determinados durante a temporada.

A regulação do sono visando criar as melhores condições de regeneração e descanso.

Também o aperfeiçoamento de habilidades emocionais.

E em algumas situações, ajustes da fisiologia e metabolismo com a prescrições de medicamentos, blend de vitaminas e aminoácidos.

Daí a importância de uma avaliação pré participativa que envolva desde uma anamnese médica bem completa indo a outros aspectos da saúde do atleta como por exemplo testes biomecânicos ou mesmo cuidados com a saúde bucal.

Dicas básicas:

1- Alimentação e Suplementação:
Muito importante manter horários regulares na alimentação mantendo sempre os níveis de glicogênio muscular (energia) disponíveis.

Existem diversos suplementos para cada objetivo. Então converse com seu médico e nutricionista para adequar o uso aos seus objetivos e prioridades.

2- Treinamentos:
A dosimetria é o ajuste de volume e intensidade tanto no campo quanto na academia para que você treine com o máximo da sua capacidade mas com o cuidado para não se lesionar.

3- Sono:
Qualidade no sono é atingir o descanso necessário permitindo que seu corpo consiga regeneração e boa síntese hormonal. Regular os horários, evitar estímulos luminosos antes de deitar e ficar atento a bebidas estimulantes são questões básicas.

4- Habilidades emocionais e cognitivas :
A mente comanda o corpo! Sim! É possível também treinar nossa mente para desenvolver habilidades para que durante os treinos e jogos você esteja preparado para lidar com situações de tensão e adversidades. Construa uma mente de campeão!

5- Medicações:
Muitas vezes é necessário corrigir deficiências e potencializar nossas funções orgânicas. Para isso o médico avalia através de exames clínicos e laboratoriais suas necessidades. O futebol moderno exige força e intensidade. Por isso avaliar as necessidades hormonais, vitaminas e aminoácidos é fundamental!

Avaliação pré participativa:
É vital antes da temporada passar por um completo check up da sua saúde geral a partir de um exame médico direcionado e completo até demais avaliações como saúde bucal, testes biomecanicos, exames de imagem (se necessário), psicológico, fisiologia e fisioterapia.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
OFERECIMENTO
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES