A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL PARA ATLETAS DE FUTEBOL

Por: Carolina de Campos

Sexta-feira é dia de PENSAR O FUTEBOL fora das quatro linhas e no nosso artigo desta semana o assunto é sobre A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL

A saúde mental, historicamente, pode ser compreendida como um dos tabus sociais mais intrínsecos que temos.

Já no século VII, as pessoas que apresentavam comportamentos muito diferentes dos socialmente aceitos como, ouvir vozes, ter ideias diferentes sobre a vida e o mundo, eram tidas como loucas e excluídas das vistas sociais, sendo aprisionadas nos chamados manicômios e sendo tratadas como ‘objetos de estudos’ para a ciência.

Mesmo com o avanço da ciência, essa ideia de exclusão da ‘loucura’ continua embutida em nossa sociedade, que ainda apresenta dificuldade em compreender as doenças psíquicas e, consequentemente, não busca naturalizar o cuidado com a saúde mental.

A dificuldade fica ainda maior quando falamos de um ambiente em que todos os participantes são cobrados a manter um ótimo rendimento diário no trabalho, como é o caso do esporte de alto rendimento.

No alto rendimento, o atleta, bem como os profissionais que trabalham com ele, precisa, diariamente, encontrar formas de otimizar a sua performance e apresentar rendimentos cada vez maiores e mais difíceis de serem alcançados. Em um ambiente assim, há pouco espaço para erros e demonstrações de fraquezas que são inerentes ao ser humano; afinal, é humanamente impossível apresentar 100% de suas capacidades todos os dias.

Assim, no contexto esportivo, é difícil o atleta encontrar espaços e momentos nos quais ele possa demonstrar suas fraquezas humanas. Isso faz com que o tema da ‘saúde mental’ seja ainda mais difícil de ser tratado, pensando em, historicamente, como os doentes mentais são tratados.

Quantas vezes não ouvimos, ainda nos dias de hoje:
“esse cara tá doido… precisa falar com a psicóloga”;
“ih… já vai ele querer chorar de novo”;
“olha só os atletas chorando… não estão bem emocionalmente… cadê a psicóloga desse time?”.

Em um ambiente assim, em que é preciso demonstrar ‘força’ e eficácia a todo tempo, se faz cada vez mais necessário um espaço para se falar de saúde mental sem a cobrança de se ‘imbatível’ a todo o tempo.

Ainda mais depois da pandemia, onde cada um de nós vivenciamos experiências individuais e únicas e enfrentamos monstros que antes não havíamos conhecido. Esse momento fez com que a população, de maneira geral, percebesse a importância da saúde mental.

Nossa saúde não pode ser considerada apenas como a ausência de doença física, e sim, um bem-estar global em todas as esferas da nossa vida: física, mental, espiritual, social, laboral… quanto mais equilibrada todas as nossas áreas da vida, maior o bem-estar e melhor a nossa saúde.
Não é porque não vemos que a dor não existe!

A doença mental é vivenciada e sentida de maneira muito individual e intrínseca. Depressão, crises de ansiedade, burnout, estresse são coisas cada vez mais frequentes na sociedade e ouvimos falar cada vez mais sobre eles. A busca para um desempenho sem erros faz com que o ambiente de alto rendimento seja ainda mais propício para o aparecimento dessas patologias.

Mesmo sendo cobrado diariamente para ter um rendimento ótimo em seu trabalho, você pode ter situações que te façam mal e que é necessária a busca de uma ajuda externa para conseguir lidar com ela de maneira mais efetiva. Você não precisa sofrer para ser forte.

Fica aqui o meu apelo para conseguirmos quebrar o tabu histórico da busca da saúde mental e cuidar dessa parte que nos é tão importante. Afinal, esse pilar precisa estar estruturado para enfrentarmos os desafios diários e sermos realmente fortes como queremos demonstrar.

Por isso, lembre-se da importância de buscar ajuda.
Não é feio procurar um psicólogo para conversar…
Você não é fraco por necessitar de um auxílio… pelo contrário, hoje em dia, só se é forte quem consegue compreender os próprios limites e busca ajuda para lidar com os desafios para além deles.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
OFERECIMENTO
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES