A formação do Treinador no Brasil por Luiz Fernando

Futebol Interativo

A formação do Treinador no Brasil por Luiz Fernando

Entre as instituições que se destacaram no passado visando fomentar a preparação dos treinadores de futebol podemos citar a ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol) e o SITREFEST (Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo), fundados em 1975 e 1988, respectivamente.

Por ser a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a entidade máxima do futebol brasileiro, é sobre o seu processo de formação de treinadores que iremos focar nos próximos parágrafos. Em 2005 foi inaugurada a Escola Brasileira de Futebol (EBF), que posteriormente viria a se tornar o departamento de desenvolvimento da CBF, em parceria com a FIFA. Em 2009, é iniciado o primeiro Curso Oficial da CBF para Treinadores de Futebol.

A fim de compreender áreas mais amplas que as oferecidas anteriormente pela CBF, foi fundada, em 2016 a CBF Academy. Seguindo as diretrizes da FIFA, a entidade se encontra no momento buscando reconhecimento , em ação através da CONMEBOL, das suas licenças perante a UEFA.

A atual impossibilidade de validação do certificado da CBF por parte da UEFA e AFC é o grande desafio da instituição, possibilitando que treinadores com o seu certificado atuam em equipes europeias e asiáticas, sem a necessidade de realizar as licenças daqueles continentes, processo de alta demanda financeira e logística.

O Brasil iniciou a sistematização do processo de formação por parte da entidade máxima de forma tardia, para efeito de comparação a Escola Nacional de Treinadores da Espanha foi fundada em 1944, após análise de modelos de formação de treinadores de diversas escolas de referência mundial. Portanto, ainda resta caminho para ser percorrido a fim de alcançar o máximo potencial no processo de formação de treinadores, sempre respeitando a cultura futebolística nacional e peculiaridades regionais.

Luiz Fernando Sousa @luizfernandoss90
Especialista em Futebol – UFV
Treinador Licença A – CBF/FIFA

Veja mais em https://www.futebolinterativo.com.br/blog