A LIDERANÇA PELO EXEMPLO!
Está gerando muita discussão na Inglaterra o fato de que o técnico do Chelsea, Frank Lampard, cogite dar a faixa de capitão para Thiago Silva nos próximos jogos.
O zagueiro brasileiro acabou de chegar a Londres e ainda não fala inglês com muita fluência: é a primeira experiência dele na Premier League.
Mesmo assim, Lampard reconheceu que Thiago já exerce muita influência no vestiário. Por quê? Porque Thiago Silva é um líder moderno, que não grita para ser ouvido. A comissão técnica da Seleção Brasileira sempre o elogiou como um líder agregador, que sabe dialogar com todo o elenco quando necessário.
Thiago Silva tem empatia, humildade e sensibilidade. Sabe agir na hora certa e não se desgastar com o vestiário. De fora, vimos parte da torcida e da imprensa massacrá-lo em momentos de maior introspectiva, como no Brasil x Chile da Copa de 2014, mas ninguém carrega a faixa de capitão da Seleção, do Milan e do PSG por tantos anos sem merecer.
Está na hora de o futebol refletir sobre modelos de liderança. Thiago Silva pode nos ajudar a compreender melhor as mudanças do mundo contemporâneo.
Por Braitner Moreira, mestre em Marketing e Comunicação Digital no Esporte. Participou da cobertura de eventos importantes no Brasil e no exterior: da Copa do Mundo a eleições presidenciais.