O que é Análise de Desempenho?

O que é Análise de Desempenho?

Você já ouviu falar de de Billy Beane? Peter Brand? Ou Charles Reep?

O filme “Moneyball – O  Homem que mudou o jogo”, conta a guinada histórica da equipe de beisebol Oakland Athletics, seu gerente geral, Billy Beane, e seu assistente Peter Brand.

O foco é a abordagem analítica, baseada em evidências (sabermetric) para a montagem de uma equipe competitiva de beisebol, apesar da situação de receita desfavorável do Oakland.

Também podemos destacar alguns fatos interessantes dessa campanha:

1) Peter analisou 51 atletas, ao invés 3, como pedido inicialmente por Billy, o que demonstra a eficiência da tecnologia para este tipo de análise,

2) Peter criou equações de projeções em cima dos dados técnicos dos
jogadores,

3) Existiam códigos de programação que forneciam informações rápidas e precisas sobre os dados,

4) A eficiência na forma de condução da análise, que selecionou criteriosamente 21 atletas com potencial para fazer a diferença e ganhar o campeonato,

5) O trabalho exaustivo para construção dessa equipe.

Antes disso, já na década  de 1950 na Inglaterra, o contador Charles Reep, fascinado por futebol, decidiu aplicar seus conhecimentos de contabilidade no jogo. Em 18 de Março de 1950, na partida entre Swindon
Town 1 x 0 Bristol Rovers, pela instinta Divisão Três (Sul) inglesa, Reep fez o primeiro relatório de jogo, por meio de um sistema de anotações, utilizando-se apenas de papel e caneta.

Tempos depois, já em 1968 publicou, em coautoria com Bernard Bejamim, um artigo chamado de “Skill and chance in Association Football” com dados de 568 jogos entre 1953 e 1967 (Reep & Benjamin, 1968), e inaugurou, assim, a análise de desempenho no futebol.

Mas o que essas pessoas têm em comum? Todos eles desenvolveram  e começaram processos de análise de dados dentro do contexto dos respectivos esportes – Beisebol e Futebol.

Desta forma, começava a nascer a Análise de Desempenho, hoje uma disciplina das Ciências do Esporte que investiga o desempenho esportivo real. (O’Donoghue, 2015).

Dentro do contexto do futebol profissional, a Análise de Desempenho possui uma série de aplicações, predominantemente, focadas na análise tática e técnica, análise de movimento, criação de bases de dados, modelagem e ensino-aprendizagem (Carling et al., 2005).

Por Vitor Principe @prof.vprincipe

Cientista de Dados no Futebol

Autor da obra Dados FC @edprimeirolugar

Fonte: Futebol Interativo