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BEBIDA NUTRITIVA? SMOOTHIES!!!

BEBIDA NUTRITIVA? SMOOTHIES!!!

Os Smoothies são bebidas cheias de cores, sabores e cremosidade, e estão cada vez mais comuns no vocabulário e na dieta dos brasileiros.

A bebida surgiu na década de 1940, na Califórnia, e logo se tornou sinônimo de lanche saudável pelo mundo!
Seu nome é uma variante de “smooth”, palavra inglesa que significa “liso” ou “suave”.

São bebidas refrescantes feitas à base de frutas, porém podem ser combinadas com uma infinidade de ingredientes, como leite de origem animal ou vegetal, leite condensado, iogurtes, pasta de amendoim, chás, café, água de coco, sorvetes, grãos, vegetais, hortaliças, enfim, o que seu paladar e criatividade mandarem! A diferença básica entre os Smoothies e as vitaminas são as quantidades maiores de frutas e vegetais que podem ser adicionadas no Smoothie.

São excelentes opções para pré ou pós-treino, mas também podem substituir, eventualmente, uma refeição completa, desde que nele estejam incluídos todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

O segredo para um Smoothie gostoso e nutritivo é a mistura de frutas ou vegetais frescos, mel para adoçar e muito gelo para dar cremosidade.

Receitas de Smoothies (bater tudo em liquidificador, mix ou centrífuga)

  • Smoothie de frutas vermelhas com iogurte, ideal para quem quer um lanche de baixa caloria: 1 xícara de frutas vermelhas congeladas, 1 copo de iogurte natural, meio copo de leite desnatado, raspas de meio limão e gelo.
  • Smoothie de banana e pasta de amendoim, cheio de energia, excelente pré-treino: 1 banana picada (de preferência congelada), 1 copo de leite, 1 colher de sopa de pasta de amendoim, 1 colher de sopa de aveia e gelo.
  • Smoothie de açaí com banana, também ótima opção de pré-treino e atende o público vegano: 1 polpa de açaí congelada, 1 banana picada congelada, 1 copo de leite de amêndoas, 1 colher de sopa de coco ralado e gelo.
  • Smoothie de ameixa com manga, cheio de fibras para movimentar os intestinos preguiçosos: 3 ameixas secas sem caroço, ½ manga picada, 1 copo de água de coco, 1 colher de sobremesa de farinha de chia e gelo.
  • Smoothie de couve com maçã, antinflamatório e melhora a imunidade: 2 xícaras de couve rasgada, 1 maçã picada com casca, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de café de gengibre picado, 1 iogurte natural e gelo.
  • Smoothie de abacate com leite condensado, pra ser feliz e pronto: ½ abacate picado, 1 copo de iogurte natural, 2 colheres de sopa de leite condensado, folhas de hortelã e gelo.

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Confira as dicas da nossa querida Karina Caldas, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (CRN9 20946).

Os alimentos que você precisa para preparar refeições saudáveis, você encontra no Supermercados BH.
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