fbpx

BEBIDAS ESPORTIVAS OU ISOTÔNICOS

BEBIDAS ESPORTIVAS OU ISOTÔNICOS

No planejamento alimentar do atleta, além da alimentação, algumas estratégias rápidas e práticas podem ser utilizadas para a reposição de nutrientes e eletrólitos perdidos durante o exercício.

As bebidas esportivas ou isotônicos fazem parte desses recursos. Nelas encontramos diferentes tipos de carboidratos (glicose, frutose, maltodextrina), aminoácidos, eletrólitos (sódio, potássio, magnésio), além de algumas vitaminas do complexo B e ácido ascórbico. Por serem de rápida absorção, estes, nas quantidades recomendadas, irão proporcionar aumento significativo no desempenho físico, diminuição da fadiga e auxiliam na recuperação do glicogênio muscular.

Perfeito! Vamos sair bebendo isotônico sem limites?! NÃO!!!!

Essas bebidas são indicadas para atletas e praticantes de atividade física intensa. Crianças, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto sem orientação médica. Uma boa opção seria a água de coco, com moderação.

Vale lembrar que, mais importante que qualquer bebida esportiva é a hidratação antes, durante e depois do exercício. A desidratação é fator limitante na performance, causando aumento na frequência cardíaca e diminuição no fluxo sanguíneo, oferecendo risco à saúde do atleta. Por isso a importância da orientação profissional, onde deve ser observado o tipo de treino, a intensidade, o período de recuperação entre treinos e competições e, principalmente, a individualidade metabólica do atleta.

Fica a dica e bom treino!

Sucos energéticos caseiros para o treino:

Pré-treino:

  • 1 beterraba pequena crua + 1 laranja + meia colher de café de bicarbonato de sódio + 400 ml de água
    Rico em carboidratos, vitaminas e nitrato, funciona como vasodilatador, melhorando o desempenho físico, explosão, performance e rapidez na hora de tomar decisões.

Pós-treino:

  • água de 1 coco fresco + 1 copo de melancia picada + 1 colher de hortelã
    Recheado de potássio e vitaminas antioxidantes e antinflamatórias, esse suco vai aumentar a velocidade de recuperação, além de balancear os níveis de eletrólitos.

Confira as dicas da nossa querida Karina Caldas, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (CRN9 20946).

Os alimentos que você precisa para preparar refeições saudáveis, você encontra no Supermercados BH.
Acesse o site do Supermercados BH e/ou as redes sociais para conferir ofertas, dicas e novidades.

Instagram: @supermercados_bh
Facebook: /supermercadosbhoficial