fbpx

COMO OBTER SUCESSO EM UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

COMO OBTER SUCESSO EM UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Quando falamos em planejamento financeiro, podemos classificá-lo de 3 formas, considerando-se seus objetivos para o futuro:

  1. Planejamento de curto prazo – É aquele cuja meta você pretende realizar em menos de um ano, como por exemplo: uma viagem ou uma festa de aniversário;
  2. Planejamento de médio prazo – São as metas que você espera realizar no prazo de um a cinco anos, tais como, a comprar um carro ou um imóvel.
  3. Planejamento a longo prazo – Aquele que se espera realizar em, pelo menos, 5 anos. Por exemplo: a formação dos filhos ou aposentadoria.

Em todas essas situações, devemos considerar que talvez não seja possível concluir esse planejamento. Para alguns especialistas na área financeira, um planejamento de sucesso deve estar embasado em três grandes pilares:

  • SAÚDE: sem ela não podemos trabalhar e produzir renda. Para preservá-la se faz necessário, além de hábitos saudáveis, a aquisição de um bom plano de saúde.
  • RESERVA FINANCEIRA: Estudos apontam que o ideal é que se tenha uma reserva imediata de, pelo menos, 6 meses do seu custo mensal de vida, para se restabelecer caso algum imprevisto não relacionado à sua saúde aconteça.
  • SEGURO DE VIDA: Se lhe faltar saúde e reserva financeira, o seguro de vida será seu grande pilar.

Habitualmente não pensamos que, gozando de plena saúde, tendo trabalho e produzindo, algo de errado possa acontecer, entretanto, considerar que algum imprevisto possa impedir que você gere renda provisória ou definitivamente possibilitará que você e sua família não sofram as consequências que uma ausência ou invalidez causariam.

O legal é entender que qualquer uma das três formas de planejamento só se sustentará se tivermos estes três pilares bem estruturados em nossa vida. Portanto, quanto antes se planejar, mais rápido alcançará seus objetivos.

Vinnicius Sant’Ana
Especialista em proteção financeira
Life Planner da Prudential do Brasil
Gestor de Futebol CBF