INFLUÊNCIA DOS PAIS NA VIDA DOS FILHOS ATLETAS DE FUTEBOL

Por: Renato Nabuco

Quando falamos em formação de um atleta, precisamos levar em consideração inúmeros aspectos que influenciam nesse processo e um dos principais fatores, sem sombra de dúvidas, é a relação de pais e filhos. Um tema extremamente importante e ao mesmo tempo complexo, que precisamos abordar, debater e que nunca sairá de “cena”.

Muito se discute sobre a participação dos pais na vida esportiva dos filhos, pois teoricamente deveria ser uma questão simples, entretanto não é…

Durante a minha trajetória como Profissional de Educação Física, atuando com futebol, já vivenciei inúmeras situações, afinal sou formado há 17 anos e pude presenciar alguns exemplos que ficaram marcados na memória, tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo…

Os pais normalmente são os principais influenciadores na vida esportiva dos seus filhos, afinal de contas, são eles que muitas vezes “apresentam” o esporte e oferecem as condições básicas para o ingresso nesse mundo… Até aí tudo bem, até porque sabemos que o esporte proporciona diversos benefícios para a formação de qualquer criança e adolescente, trazendo ensinamentos essenciais, que ficarão para a vida, mas o problema começa quando a expectativa dos responsáveis para que seus filhos tornem-se craques passa a ser algo exagerado…

Eu acredito fortemente no equilíbrio, na influência positiva, no apoio incondicional, contudo no futebol, sobretudo quando saímos do esporte participação e entramos no universo da competição, a realidade muda, pois envolve sonhos de uma criança e de uma família, expectativas, cobranças, sobrecarga e responsabilidade, muitas vezes, de forma precoce.

Esse excesso de cobrança é decisivo na trajetória da criança e do adolescente, pois pode inibir a sua autonomia, criatividade, tirar sua liberdade e consequentemente interferir no seu comportamento e nas suas tomadas de decisões.

Neste sentido, é importante que os pais entendam que a sua influência não pode prejudicar o processo de desenvolvimento e até mesmo de escolha dos seus filhos, pois impacta diretamente no desempenho esportivo, bem como no seu nível de interesse, motivação e satisfação com o esporte.

Para promover uma ótima influência na experiência esportiva de seus filhos, os pais poderiam levar em consideração os seguintes comportamentos:

1- Oferecer condições e oportunidades para a prática esportiva de forma saudável, sem pressão ou cobrança demasiada;

2- Acreditar e transmitir os valores positivos que esporte proporciona, acima de qualquer coisa;

3- Não transferir a responsabilidade de uma família nas “costas” de uma criança ou de um adolescente;

4- Apoiar incondicionalmente os seus filhos, respeitando o ambiente, os outros atletas, os pais dos outros atletas, o treinador, a arbitragem e os adversários;

5- Manter uma comunicação aberta e saudável com seus filhos para que eles aprendam expressar seus sentimentos de forma clara;

Para finalizar, deixo uma reflexão aqui para todos que acompanham o portal: “Os pais podem influenciar no futuro dos seus filhos? Vimos que sim, que pode ser uma influência positiva ou negativa!

Por isso, a escolha está nas mãos de cada pai, que precisa pensar nisso, cada vez mais com carinho, afinal, o que está em jogo é o futuro da pessoa que ele mais ama e quer bem. Até a próxima!

RENATO NABUCO é profissional de Educação Física, formado a mais de 15 anos com especialização em Psicologia do Esporte, além de formação em Coach e Liderança Coach.

Comente, envie suas dúvidas, teremos prazer em auxiliá-lo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
OFERECIMENTO
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES