fbpx

LEGADO: UM PRESENTE DE PAI PARA FILHO

LEGADO: UM PRESENTE DE PAI PARA FILHO

Aproveitando que no último domingo foi o Dia dos Pais, falaremos sobre a importância deles em cada fase de desenvolvimento dos seus filhos e que legado podem deixar como genitores.

Do nascimento aos 3 anos o pai representará o melhor amigo, pois proporcionará as melhores aventuras e a quebra da rotina. Com o pai as brincadeiras costumam ser mais emocionantes, deixando as mães de cabelo em pé, e os filhos encantados. Nesta fase o pai plantará o legado do amor.

Depois, aproximadamente até os 9 anos, o pai será o seu maior herói!! Suas atitudes serão observadas nos mínimos detalhes, e todas as suas vitórias e vantagens serão admiradas. As histórias do pai serão contadas aos amigos com orgulho. Então, nesta fase ficará o legado da referência, por meio de bons exemplos.

Da pré-adolescência até a adolescência, por volta dos 16 anos, serão rompidos alguns laços numa fase natural de desenvolvimento da personalidade e autonomia pela qual o filho precisará passar, testando sua aceitação social. Mesmo que haja algum tipo de distanciamento, o pai deverá permanecer por perto já que representa para o filho um porto seguro. Ficará aqui o legado da segurança.

Dos 18 até por volta dos 25 anos, o pai firmará o legado do profissionalismo e da responsabilidade. Nessa fase ele costuma ser visto como o provedor do lar, estimula a formação dos filhos, fala de suas experiências profissionais, e ensina sobre planejamento, com equilíbrio.

Para o jovem adulto, a partir dos 30 anos, o genitor assume o papel de sábio, ou seja, aquele que sempre transmite tranquilidade na hora que seu filho precisa de um conselho, sendo primordial sua experiência de vida. O pai deixará o legado da sabedoria, passando virtudes como paciência, aceitação, e quando agir pelo coração ou pela razão.

Inquestionáveis são os valores acima mencionados, entretanto, a segurança financeira da família também deve fazer parte do legado de um pai. Um planejamento financeiro, por meio de um seguro de vida individual e personalizado, certamente garantirá esta segurança, proporcionando tranquilidade para o genitor, e para todos aqueles que ele ama.