NEYMAR, GABIGOL OU KAKA, QUAL A IMAGEM IDEAL?
Quando o assunto é construção de imagem não se apegue aos exemplos desse ou daquele ídolo. Não existe “modelo ideal”.
É importante pensar na sua imagem como uma ferramenta que ajudará na busca por seus objetivos de carreira. Sendo assim, a resposta mais adequada é: depende!
Saber quem você é (vimos como fazer isso no post da semana passada, com a análise SWOT) e onde quer chegar é o que determinará qual será a melhor imagem para você e a sua carreira.
Se a sua imagem for coerente poderá te impulsionar, gerar uma visibilidade positiva, abrir portas e valorizar as suas competências como atleta. Caso contrário, se a sua imagem estiver na contramão do que você está buscando profissionalmente, poderá ser um obstáculo a mais para ser superado.
Mas, mesmo diante dessa grande abertura para você escolher como vai se posicionar, existem algumas regrinhas para que a sua imagem/marca seja forte e significativa:
- Tenha propósitos e valores firmes e bem definidos;
- Seja autêntico;
- Não se preocupe em ser perfeito o tempo todo. Uma certa “vulnerabilidade” aproxima;
- Sempre que possível, conte a sua história com leveza e humor;
- Supere o medo da exposição.
Muitas vezes pensar no julgamento que os amigos, conhecidos e até desconhecidos farão, bloqueia ideias interessantes e inovadoras.
Tem alguma dúvida sobre imagem no futebol, pergunte aqui e ajudaremos com prazer.
Por Ana Teresa Ratti, Especialista em Marketing e Influencia Digital e Gestora de Futebol pela CBF Academy.