Por: Pedro Ferreira
Sexta-feira é dia de PENSAR O FUTEBOL fora das quatro linhas e no nosso artigo desta semana o assunto é sobre O QUE OS SCOUTS OBSERVAM NOS ATLETAS DE BASE
Os scouts responsáveis por observar e avaliar os atletas de base, geralmente procuram por uma série de características e habilidades específicas.
Aqui estão alguns dos principais indicativos obserservados pelos scouts:
1 – Linguagem Corporal
Frustração, êxtase e espírito esportivo e coletivo. Essas e outras manifestações são observadas e anotadas, pois são um indicador de como o atleta pode se comportar em um ambiente de alto rendimento e pressão.
2 – Comportamento sem a bola:
A maior parte do jogo o atleta está sem a bola e é essencial entender o que ele faz durante isso, se a dedicação e concentração são as mesmas dos momentos em que ele está em posse.
3 – Comportamento dos Pais
O comportamento dos pais é essencial para entender o entorno familiar do atleta e como isso pode ser benéfico ou prejudicial ao longo prazo para o atleta e uma possível mudança de cultura no mercado europeu.
4 – Comportamento em redes sociais
A postura do atleta, seus gostos e hábitos são analisados através das redes sociais para entender se o atleta possui o nível de profissionalismo esperado pelo clube.
5 – Habilidades em campo:
As qualidades técnicas e físicas que o atleta apresenta e são necessárias para o cumprimento da função em campo e da expectativa dos clubes.







