fbpx

QUAL A MELHOR REDE SOCIAL PARA O ATLETA?

QUAL A MELHOR REDE SOCIAL PARA O ATLETA?

Atleta, você sabia que 140 milhões de brasileiros usam redes sociais todos os dias? Todos os anos, esse número cresce. E cresce também o número de redes sociais à disposição de todos nós. Como ninguém tem horas infinitas para passar on-line, a pergunta que não quer calar é: qual é a melhor rede social para jogadores de futebol no Brasil?

É claro que a resposta depende bastante de pessoa para pessoa, dos objetivos de cada um e da disposição em aparecer.

O Facebook ainda é a maior comunidade brasileira. Muita gente tem a impressão de que ele anda “meio morto”, mas um atleta que pretende ter contratos com patrocinadores tem de pensar duas vezes antes de descartá-lo. O Facebook é a rede social com maior conversão, isto é, aquela em que é mais fácil converter um clique em venda. Em média, uma pessoa clica em um anúncio a cada dois dias. Se esse produto vem endossado por um ídolo, imagine o potencial. É por isso que muitas empresas não abrem mão do Facebook.

O Instagram é o que mais cresce, faz tempo. Permite que você se comunique de uma forma mais natural sem tanto esforço. Virou “obrigatório” para todo jogador, então fica a reflexão: será que você conseguiria utilizá-lo de uma forma criativa, que realmente te diferencie da multidão?

Já o Twitter tem outro perfil, exige mais texto e menos foto, mas é o que traz o maior potencial de engajamento com o público. Para uma estratégia, pode ser o ideal. Para outra, a pior escolha possível.

O YouTube, hoje em dia, também é uma rede social! Pode ser interessante para criar um conteúdo que renda um significado real para quem o assiste, mas o jogador precisa entender antes os direitos de imagem: o que é dele, o que é do clube, o que é da TV?

Twitch, a rede social dos gamers, veio para ficar. Será que é seu perfil? Se for, parabéns! Um público muito interessante estará à sua disposição.

A cada nova rede social que surgir, se pergunte: para que serve essa nova ferramenta e quem está nela? E lembre-se sempre que a chave é não tentar ser um personagem que você não seja na vida real. Isso evitará muitos riscos para sua imagem… E evitará muitos arrependimentos no TikTok!

Por Braitner Moreira, mestre em Marketing e Comunicação Digital no Esporte. Participou da cobertura de eventos importantes no Brasil e no exterior: da Copa do Mundo a eleições presidenciais.