Já ouviu esta frase alguma vez na sua vida?
Provavelmente sim!
Esta frase era dita por um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira, ABELARDO BARBOSA, o CHACRINHA.
Outros tempos é claro, mas uma coisa ele tinha total razão, sem comunicação não existe relação.
Mudam-se as formas, mas a única maneira de estabelecer relacionamento, seja, pessoal ou profissional é através da COMUNICAÇÃO.
Seguindo nosso COMPROMETIMENTO em CONTRIBUIR ainda mais com a QUALIFICAÇÃO e PROFISSIONALIZAÇÃO de todos os envolvidos no FUTEBOL DE BASE
Segunda-feira é dia de pensar no futebol além das quatro linhas, e hoje traremos 5 DICAS DE COMUNICAÇÃO PARA ATLETAS DE BASE.
Já pensou em como você esta se comunicando e que isso pode estar interferindo diretamente na sua performance dentro e fora das quatro linhas?
5 DICAS DE COMUNICAÇÃO
1) Uma marca forte: o poder e o cuidado com a Imagem
Faça duas perguntas a você mesmo para qualquer ação, seja um post no feed do Instagram ou até mesmo a pessoa com quem você vai posar para uma foto:
Como você é visto por sua galera?
Como quer visto por sua galera ?
Você quer ter uma imagem associada à:
- Caro ou Barato?
- Valorizado ou Desvalorizado?
- Rico ou Pobre?
- Atleta ou Festeiro?
- Disciplina ou Descomprimissado?
2) Como treinar para falar com a câmera?
Tem vergonha? Gagueja? Nervosismo aperta?
Tem treino rápido e fácil para isso.
Crie Stories secretos (não precisa publicar) na sua casa na câmera formato selfie e fale entre 15 a 30 segundos sobre o tema de maior facilidade: futebol, música, dança, Big Brother. Apenas fale, dê sua opinião e observe:
- O posicionamento na câmera te agrada?
- A voz está ajustada?
- Você consegue se expressar e falar sem nervosismo?
Treine essa técnica que chamo como DestravaStories todos os dias, por duas semanas e você verá a facilidade que é falar com as câmeras.
3) Como usar os Stories como um ídolo?
Primeiro de tudo: Pare de compartilhar quem te marca para ser agradável.
Stories não é ferramenta de compartilhamento.
Como o próprio nome diz, Stories é para contar histórias.
Cada ação da sua vida, seja um treino, uma ida para casa ouvindo uma música que curte, um rango diferente, um encontro com um amigo, é um evento para os Stories.
O engajamento nos Stories vem das histórias que você conta em cada evento. Você pode alternar entre fotos, vídeos e enquetes. Para cada evento, faça pelo menos três Stories e não apenas um.
Lembre-se: o que todo mundo quer ver é uma boa história.
4) Como me valorizar para ter um patrocínio?
Hoje patrocinador não olha mais apenas para quem é bom dentro das quatro linhas. Para ser patrocinado, você precisa:
- Ter uma rede social atualizada, com conteúdos da vida de atleta e com conteúdo de qualidade: boas histórias nos Stories, boas fotos no Feed e conversa com os fãs
- Saber falar e se expressar: ter tranquilidade para gravar um vídeo, para dar um entrevista e para se relacionar em um evento
- Ter postura, disciplina e entrega: não adianta falar bonito e não cumprir com os compromissos. As marcas querem investir em quem as faz crescer.
5) Você sabe quais são ferramentas para construir a imagem de um ídolo?
Assim como qualquer atleta precisa ter um aporte sobre o que comer, sobre o que treinar e sobre como pensar diante das adversidades, o investimento em como ele se valoriza é prioritário na carreira de qualquer jogador.
Você vai ouvir falar de serviços como: assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, ativações de patrocínio e criação de marca. Todos eles andam em conjunto e juntos, formam uma gestão de imagem para o jogador. Essas partes caminhando bem, com boas estratégias e ações, cria-se um ídolo fora das quatro linhas.
VINICIUS VIEIRA, é Gestor de Comunicação do JOGADOR DE FUTEBOL, formado em Jornalismo, foi assessor de imprensa do SANTOS FUTEBOL CLUBE, trabalhou com atletas como GABIGOL, é proprietário da V2MM e auxilia atletas a se comunicarem melhor a mais de 15 anos.
Comente, envie suas dúvidas, teremos prazer em auxiliá-lo.