fbpx

SUPLEMENTOS ESPORTIVOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, É INDICADO?

SUPLEMENTOS ESPORTIVOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, É INDICADO?

“Nutri quero crescer! Nutri quero ficar musculoso! Nutri quero barriga tanquinho!…”

Essas são as frases que mais escuto no consultório quando atendo crianças e adolescentes atletas! Entretanto, muitos riscos e preocupações estão envolvidos nesse processo.

No ambiente esportivo, o desejo de mudar o corpo rapidamente, ainda com características infantis, e buscar uma definição muscular, leva muitas crianças e adolescentes ao uso de suplementos esportivos com alta concentração de proteínas, porém sem orientação profissional.

O consumo de proteínas é sim fator determinante no crescimento e desenvolvimento muscular dos jovens, auxiliando na construção (aumento da força física) e recuperação (manutenção e regeneração muscular) do tecido corporal. Entretanto, o consumo excessivo e sem orientação médica e nutricional podem trazer consequências indesejadas até mesmo em atletas que praticam atividade física de forma intensa, como aumento na pressão arterial e alteração renal.

A suplementação proteica, apesar de ser vendida de forma indiscriminada e de fácil acesso, deve ser prescrita e orientada por nutricionista, de forma individualizada. Devem ser considerados fatores como idade, gênero, atividade física praticada, intensidade do treino, fatores nutricionais e condições socioeconômicas do atleta.

A melhor opção inicialmente é sempre optar por uma boa alimentação. Alimentos fontes de proteínas como ovos, frango, leite, queijos e iogurtes são excelentes opções, mas também devem ser consumidos de forma equilibrada, acompanhados de boas fontes de carboidratos, vitaminas e minerais, como arroz, feijão, vegetais, frutas e hortaliças.

Confira as dicas da nossa querida Karina Caldas, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (CRN9 20946).

Os alimentos que você precisa para preparar refeições saudáveis, você encontra no Supermercados BH.
Acesse o site do Supermercados BH e/ou as redes sociais para conferir ofertas, dicas e novidades.

Instagram: @supermercados_bh
Facebook: /supermercadosbhoficial