fbpx

VOCÊ CONHECE SEUS PONTOS FORTES E FRACOS?

VOCÊ CONHECE SEUS PONTOS FORTES E FRACOS?

No último post falamos sobre a necessidade de atletas de futebol construirem suas imagens com base em seus objetivos de carreira, estratégias e ações bem definidas e coerentes com o que se espera do futuro no futebol. Vamos hoje oferecer uma ferramenta muito conhecida e fácil de ser aplicada para aumentar as chances de fazer esse caminho e aumentar a chance de sucesso. Vamos ensinar a fazer a análise SWOT.

A sigla em inglês representa Strengths (forças); Weakneses (fraquezas); Opportunities (oportunidades); e Threats (ameaças).

Pegue papel e caneta e escreva:

  1. Quais são seus pontos fortes e então foque em potencializá-los ao limite máximo;
  2. Quais são seus pontos francos e escreva o que é preciso fazer para no mínimo neutraliza-los até que eles não atrapalhem o seu desenvolvimento;
  3. Agora questões externas que podem representar uma oportunidade em sua carreira (a abertura de um espaço na sua posição em uma categoria acima; uma situação no clube; algo relacionado ao seu empresario, etc) e então estabeleça ações para aproveitar essas oportunidades;
  4. Faça a mesma análise para questões externas mas agora foque no que pode te ameaçar. Depois pense nas ações para se defender dessas ameaças e reduzir as chances dos impactos negativos.
    Sua análise SWOT está pronta e deve servir de guia para as decisões sobre o que é preciso fazer para ir muito mais longe no futebol!

Parece teórico demais, mas na verdade essa analise é um passo essencial para o desenvolvimento da carreira de um atleta e deve ser feita no mínimo uma vez por ano.

Se tiver dúvida sobre como fazer, pergunte aqui e ajudaremos com prazer.

Por Ana Teresa Ratti, Especialista em Marketing e Influencia Digital e Gestora de Futebol pela CBF Academy.