Nesta sexta-feira (1º), o técnico Dorival Júnior fez sua primeira convocação como treinador da Seleção Brasileira de futebol. Recheada de novidades, a lista contou com atletas que tiveram formação no futebol mineiro.
A primeira grande novidade foi o goleiro Rafael. Revelado pelo Cruzeiro, o atleta também defendeu o Atlético/MG antes de se transferir para o São Paulo, onde trabalhou com Dorival. Com 34 anos e uma lista extensa de títulos, que inclui uma Copa São Paulo de Futebol Júnior (2007) pela Raposa, Rafael comemora sua primeira convocação.
Quem também está na lista de Dorival é o zagueiro Murilo. Revelado pelo Cruzeiro, onde conquistou a Copa do Brasil, o defensor vem sendo um dos destaques na atual fase vitoriosa do Palmeiras, onde forma uma zaga sólida com Gustavo Gómez e é homem de confiança do técnico Abel Ferreira.
Outro nome que foi formado no futebol mineiro, o jovem atacante Savinho foi um dos nomes lembrados por Dorival. Com apenas 19 anos, o atleta formado nas categorias de base do Galo é um dos principais destaques da atual edição de La Liga, onde atua pelo Girona, que chegou a liderar o campeonato e, no momento, luta por uma histórica vaga na UEFA Champions League. Em terras mineiras, Savinho esteve no elenco de importantes conquistas recentes do Atlético, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021.
Também atacante, mas figurinha carimbada nas convocações nos últimos anos, o atacante Richarlison, formado no América/MG e que atualmente defende o Tottenham, da Inglaterra, foi confirmado na lista.
Os convocados defenderam a Seleção Brasileira nos amistosos contra a Inglaterra e a Espanha, nos dias 23 e 26 de março. As partidas serão realizadas nos estádios de Wembley (Londres) e Santiago Bernabeu (Madrid).
Confira a lista completa da primeira convocação do técnico Dorival Junior:
