COMO O NETWORKING PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO JOVEM ATLETA

Por: Ana Teresa Ratti

Networking pode ajudar no desenvolvimento da carreira de jovens atletas. Faz sentido para você? Vamos entender melhor.

Networking tem muita relação com a carreira no futebol. Essa é uma palavra em inglês que significa “rede de relacionamento” e é conhecida pela maioria de nós, no entanto, muitos se confundem quanto ao seu significado na prática.

Atleta, o networking pode ajudar no desenvolvimento da carreira desde que seja uma rede verdadeira, de pessoas realmente conectadas com você, com seu propósito, seus objetivos e, que essa conexão seja uma via de mão dupla, ou seja, você também tenha vínculos verdadeiros com as pessoas com quem se relaciona. Isso é válido para os colegas de time, a equipe técnica, seu treinador, as pessoas que atuam no seu ambiente profissional e também fora dele.

Algumas dicas:

Comece a desenvolver essa rede de relacionamento desde o começo da carreira. Esperar a “hora certa” pode representar perder tempo para colocar as coisas para acontecer.

Se você é muito introvertido, tímido ou não se sente a vontade com a postura de conversar com pessoas de todos os níveis em seu ambiente profissional, encare isso como uma fragilidade profissional e vá buscar desenvolvimento. Existem muitas formas de desenvolver essa habilidade.

Utilize o ambiente digital para ampliar e fortalecer a sua rede de contatos. Isso não significa ter mais seguidores ou mais curtidas em suas postagens. Isso significa usar as plataformas de mídias sociais para interagir com pessoas, de tal forma que você demonstre interesse pelas pessoas conectadas com você e, da mesma forma, gere interesse por você e suas atividades. É uma via de mão dupla.

O ambiente digital não é tudo. Saia da zona de conforto, amplie os ambientes onde está presente socialmente e profissionalmente (sempre atento à qualidade desses ambientes e das pessoas que estão neles). Isso significa viajar quando possível, fazer cursos, frenquentar lugares diferentes.

Conecte-se com as pessoas se interessando verdadeiramente por elas. Compartilhar ideias, histórias, culturas e experiências é uma excelente forma de fortalecer relações pessoais e também conhecer coisas novas, ampliar o seu desenvolvimento pessoal.

ANA TERESA é mãe de atleta, especializou-se para migrar do mundo da gestão de negócios para o mercado do futebol. Autora do livro digital Construção de Imagem do Jogador de Futebol e do livro Os Primeiros Passos do Atleta Profissional: um guia para a carreira no esporte. Co-fundadora da Startup Vesta, gestão em esporte.

Comente, envie suas dúvidas, teremos prazer em auxiliá-lo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
OFERECIMENTO
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES