Por: Karina Caldas
O futebol é o esporte mais popular do mundo, mas também a modalidade esportiva com maior número de lesões entre os atletas. Segundo dados @globoesportecom os maiores índices de lesões no futebol são coxa 40%, joelho 20% e tornozelo 10%.
E como a nutrição pode prevenir lesões musculares?!
PROTEÍNAS: o consumo adequado de proteínas de alto valor biológico (ovos, leite, frango, carnes, queijos) irá proporcionar o aumento da FORÇA e RESISTÊNCIA muscular, diminuindo lesões por impacto/choque e diminuindo a fadiga muscular.
CARBOIDRATOS: carboidratos de alto índice glicêmico (macarrão, arroz, pão,batata…) são responsáveis por ENERGIA rápida aumentando a velocidade e explosão, já carboidratos de baixo índice glicêmico (frutas, vegetais como beterraba, cenoura e abóbora) garantem energia por mais tempo de treinos e competições garantindo a preservação da massa muscular.
ANTIOXIDANTES: alimentos que diminuem a produção de radicais livres diminuindo processos inflamatórios gerados pelo exercício físico intenso, principalmente alimentos ricos em antocianinas (açaí, frutas vermelhas e roxas, uvas).
HIDRATAÇÃO E ELETRÓLITOS: consumo de água adequado ao longo do dia e uso de bebidas ricas em eletrólitos ( Gatorade, água de coco…) importante repositor de sais minerais fundamentais na prevenção de CÂIMBRAS para treinos e competições mais longas.
Vale lembrar que DESCANSO e SONO adequado também são essenciais para a prevenção de lesões musculares e melhora no rendimento.
Bora jogar! Pra cima e sem lesões! 🙏🏼💪🏼👊🏼⚽️